Os alimentos ácidos, como pão, aveia e trigo, tendem a deixar o pH sanguíneo mais ácido, fazendo com que o corpo gaste mais minerais para equilibrar essa acidez. Os valores normais de pH do sangue são levemente básicos, ficando entre 7,35 e 7,45.
O consumo excessivo de alimentos ácidos pode causar problemas como diminuição da imunidade, redução da absorção de nutrientes no intestino, menor capacidade de reparar danos celulares e dificuldade para eliminar metais pesados do organismo.
Lista de alimentos ácidos
Os alimentos ácidos são principalmente aqueles ricos em proteínas e carboidratos simples, podendo ser divididos nos seguintes grupos:
Grãos: trigo, aveia, arroz, milho, quinoa, e alimentos à base desses grãos, como pão, macarrão, biscoitos e bolos.
Leite e derivados.
Ovos.
Batatas.
Frango, peixe e carnes em geral, especialmente as carne processadas como salsicha, presunto, linguiça e mortadela.
Leguminosas: feijão, lentilha, ervilha, soja.
Bebidas: refrigerantes, sucos industrializados, vinagre, vinho e bebidas alcoólicas.
Além disso, os óleos de cozinha como azeite, óleo de girassol, gergelim, abacate e canola também são considerados alimentos ácidos.
Como incluir os alimentos ácidos na dieta
Para manter a dieta equilibrada e ter saúde, deve-se dar preferência ao consumo dos alimentos ácidos que são naturais ou pouco processados, como carnes frescas, feijão, lentilha, castanhas, queijos, iogurte e leite.
Esses alimentos são necessário para o organismo e devem ser consumidos diariamente, enquanto os alimentos ricos em açúcar e farinha branca devem ser evitados, como massas, doces, pães, bolachas e bebidas açucaradas.
A alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais e alimentos naturais é rica em vitaminas e minerais antioxidantes, que permitem que o organismo regule com facilidade o pH do sangue, mantendo sempre seu equilíbrio adequado.
Fonte bibliográfica:
https://www.tuasaude.com/alimentos-acidos/