sexta-feira, 29 de março de 2019

Alimentos Alcalinos

Os alimentos alcalinizantes são todos aqueles que são capazes de equilibrar a acidez do sangue, tornando-o menos ácido e aproximando o pH ideal do sangue, que é em torno de 7,35 a 7,45.  

Os defensores da dieta alcalinizante defendem que a dieta atual, rica em alimentos refinados, açúcares, carnes processadas e proteínas de origem animal, tendo a deixar o pH do sangue mais ácido, o que pode prejudicar a saúde e aumentar problemas como inflamação e baixa da imunidade.  

Alimentos alcalinos 
Os alimentos alcalinos são, principalmente, alimentos com poucos açúcares, como:  
Frutas em geral, inclusive frutas ácidas como limão, laranja e abacaxi

Legumes e verduras em geral.
Oleaginosas: amêndoas, castanhas, avelã.
Proteínas: milhete, tofu, tempeh e proteína do soro do leite.

Temperos: canela, curry, gengibre, ervas em geral, chili, sal marinho, mostarda.
Outros: água alcalina, vinagre de maçã, água comum, melaço, alimentos fermentados. 

De acordo com esta dieta, os alimentos alcalinizantes favorecem a saúde e a desintoxicação do corpo, trazendo benefícios como prevenir infecções, reduzir inflamação, melhorar dores e prevenir doenças como câncer.  

Como medir a acidez do corpo 
A acidez do organismo é medida através do sangue, mas para facilitar o acompanhamento, os criadores da dieta alcalina sugerem medir a acidez através de testes e urina. No entanto, a acidez do corpo varia de acordo com o local, sendo muito ácida no estômago ou na vagina, por exemplo.  

A acidez da urina varia de acordo com a alimentação, doenças no organismo ou medicamentos utilizados, por exemplo, não sendo possível compará-la à acidez do sangue.  

Como o corpo mantém o equilíbrio do pH do sangue 
O pH do sangue é controlado de maneira que fique sempre em torno de 7,35 a 7,45, através de um processo conhecido como efeito tampão. Sempre que uma doença, alimentos ou medicamento alteram o pH do sangue, ele é rapidamente controlado para voltar ao seu estado normal, principalmente através da urina e da respiração.  

Assim, não é possível deixar o sangue mais ácido ou mais básico através da dieta, pois apenas algumas doenças muito graves, como DPOC e insuficiência cardíaca, podem diminuir o pH do sangue, deixando-o levemente ácido. No entanto, a dieta alcalina propõe que manter o pH do sangue menos ácido, mesmo que sua acidez estivesse dentro do limite normal, já traz benefícios para a saúde e previne doenças.

Fonte bibliográfica:
https://www.tuasaude.com/alimentos-alcalinizantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças transmitidas por Aedes Aegypti

Fonte: Caçador de Palavras Ano 19 - Edição 98 Consulte Editora