A alimentação é um dos principais fatores para se ter uma vida saudável, ou até mesmo conseguir alcançar os objetivos para o corpo, seja no processo de emagrecimento ou até mesmo no ganho de peso.
E para que isso proporcione benefícios ao organismo, é necessário que se tenha uma dieta balanceada e com acompanhamento de um nutricionista, no qual irá poder fornecer mais detalhes e esclarecer possíveis dúvidas.
O que é uma dieta balanceada?
Uma dieta balanceada ou alimentação balanceada, é aquela que contém quantidades necessárias de calorias, vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas, lipídeos (gorduras) e a ingestão hídrica para manutenção do organismo, levando-se em consideração aspectos individuais, como o sexo, faixa etária, nível de atividade física e respeitando as preferências alimentares.
Quando seguido uma dieta equilibrada e saudável, a tendência é que se tenha uma manutenção de peso e a prevenção de doenças, como a diabetes, hipertensão e dislipidemias (elevação de colesterol e/ou de triglicerídios).
Como fazer uma dieta balanceada?
O guia alimentar para a população brasileira, preconiza um maior consumo de alimentos in natura e minimamente processados, que passaram por poucos processos industriais, pois são esses que fornecem melhores fontes de nutrientes para o organismo, e consumir o mínimo possível de alimentos processados e ultra processados, pois esses passaram por muitos processos industriais, com a adição de açúcar, gorduras, sódio, corantes, conservantes e aromatizantes.
O consumo de alimentos integrais é um dos integrantes na composição de uma alimentação balanceada. Estes alimentos são ricos em fibras, que auxiliam na regularização do hábito intestinal e ajudam no aumento da saciedade, além de oferecer vitaminas e minerais.
Consumir carnes que possuam pouca gordura, como os peixes, aves e carne bovina, também é indicado em uma dieta equilibrada.
Como uma dieta balanceada pode prevenir doenças
Uma alimentação balanceada e diversificada, garante a prevenção de doenças que são ocasionadas por uma alimentação inadequada. Quando as calorias e nutrientes ingeridos são abaixo do adequado para o organismo, o que ocorre nas dietas da moda que fazem restrição de vários nutrientes e principalmente de calorias, podem levar a deficiências de certos nutrientes, podendo ocasionar em algumas doenças, como anemia.
O alto consumo de alimentos ricos em gorduras podem levar ao desenvolvimento de câncer, dislipidemias que podem acarretar em gordura no fígado e em pedras na vesícula. Mulheres na menopausa devem ter um consumo moderado desses alimentos, pois nesse período tem o favorecimento no aumento do colesterol.
A dieta balanceada juntamente com a prática de exercícios físicos regulares, são grandes aliados para a prevenção e tratamento de doenças, além de deixar o organismo mais saudável e auxiliar durante a perda de peso, quanto no ganho de massa magra.
Fonte bibliográfica:
https://www.natue.com.br/natuelife/dieta-balanceada-uma-vida-mais-saudavel.html
http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3930/-1/dieta-balanceada.html
http://www.mundoboaforma.com.br/o-que-e-uma-dieta-balanceada-e-por-que-e-importante/
https://www.tuasaude.com/emagrecer-com-reeducacao-alimentar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário