Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes.
A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio. Na representação ao lado, temos alguns grupos de moléculas de água. O Hidrogênio está representado pela esfera preta, e o Oxigênio, pela esfera vermelha.
Já o gás oxigênio é uma substância simples cujas moléculas são formadas por dois átomos do elemento oxigênio. Na representação ao lado, temos alguns grupos de moléculas do gás oxigênio, representado pela esfera vermelha.
A forma mais simples de representar uma substância é por meio do que chamamos de fórmula molecular. Essa fórmula indica a composição das moléculas que formam a substância ao apresentar as siglas dos elementos químicos e números que mostram a quantidade de átomos do elemento por molécula.
Exemplo 1:
CO2 (gás carbônico)
A fórmula indica que cada molécula que forma o gás carbônico é constituída por dois átomos de Oxigênio e um átomo de Carbono. Como são dois elementos diferentes, trata-se de uma substância composta.
Exemplo 2:
Cl2 (gás cloro)
A fórmula indica que cada molécula que forma o gás cloro é constituída por dois átomos de Cloro. Como apenas um elemento forma a molécula, trata-se de uma substância simples.
Exemplo 3:
H2S (ácido sulfídrico)
A fórmula indica que cada molécula que forma o ácido sulfídrico é constituída por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Enxofre. Como são dois elementos diferentes, trata-se de uma substância composta.
Como vimos, toda substância é representada por uma fórmula molecular. Por isso, sempre que nos depararmos com uma fórmula, estaremos diante de uma substância.
Fonte bibliográfica:
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/substancias.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário